Cultura e Organização
Ao falar-se de cultura, refere-se tipicamente ao padrão de desenvolvimento refletido nos sistemas sociais de conhecimento, ideologia,valores, leis e rituais cotidianos. A palavra é tambem habitualmente usada para fazer referências ao grau de refinamento evidente em tais sistemas de crenças e práticas. Observaram no seculo XIX a respeito da diferentes sociedades manifestam diferentes niveis e padrões de desenvolvimento social.
Hoje em dia, mudou-se um pouco o significado, diferentes grupos de pessoas têm diferentes estilos de vida.
A organização é em si mesma um fenômeno cultural que varia de acordo com o estágio de desenvolvimento da sociedade. A cultura varia de uma sociedade para outra e examinado como isto ajuda a compreender variações nacionais nas organizações em diferentes países.
Organizações vistas como Fenômenos Cultural
O cientista político Robert Presthus sugeriu que vivemos atualmente numa " sociedade organizacional", grandes organizações são capazes de influenciar a maior parte do dia-a-dia das pessoas de maneira completamente estranha, encontradas nas tribos antigamente.
Vejamos, porque tantas pessoas controem suas vidas em torno de conceitos distintos de trabalho e lazer, seguem rigidas rotinas de cinco ou seis dias por semana, vivem em um lugar e trabalham em outro.
O sociólogo francês Emile Durkheim, mostrou que o desenvolvimento das sociedades organizacionais é acompanhado por uma desintegração dos padrões tradicionais de ordem social, em termos ideais comuns, crenças e valores, dando lugar a padrões mais fragmentados e diferenciados de crenças e práticas baseada na estrutura ocupacional da nova sociedade.
A divisão das caracteristicas de trabalho das sociedades " industriais", acaba criando um problema de integração, sendo assim, é preciso reunificar a sociedade, algumas instituições estao fazendo esse papel, como governo, religião, meios de comunicação, entre outras preocupando em formar opiniões e crenças, desempenhando papeis importantes nesse processo.
A criação da Realidade Organizacional
Significado, compreensão e sentidos compartilhados são todas diferentes formas de descrever a cultura. Ao se falar sobre cultura, na verdade, está sendo feita uma referência ao processo de construção da realidade que permite às pessoas ver e compreender eventos, ações, objetos, expressões e situações particulares de maneiras distintas. Esses padrões de compreensão também oferecem as bases que tornam o comportamento de alguém sensivel e significativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário