quinta-feira, 2 de setembro de 2010

EMPREENDEDORISMO

HISTÓRICO

Mundo

Um dos primeiros autores a demostrar interesse foi Max Weber ( 1930), visualizava os empreendedores como inovadores, pessoas independentes cujo papel de liderança de negócios inferia uma fonte de autoridade formal.
O Mc Clelland ( 1971-1972),  destacou  o papel dos homens de negócios na sociedade e suas contribuições para o desenvolvimento econômico. " O empreendedor é alguém que exerce controle sobre uma produção que não seja só para o seu consumo pessoal" .

Brasil

No Brasil, o empreendedor começou a ganhar força na década de 1990, com a abertura da economia. Com a entrada de produtos importados, ajudou a ajustar os preços, mas alguns setores tiveram dificuldade para se adequarem e competirem com os importados. Para que todas as empresas pudessem competir  no mercado precisou-se de uma mudança no País com a ajuda do governo, assim poderiam ajustar a economia para ganhar estabilidade, planejamento e respeito.

PADRÕES BÁSICOS DE EMPREENDEDOR

- EMPREENDEDOR ARTESÃO









O empreendedor artesão, tem basicamente um conhecimento técnico do trabalho, conhecimento básico de gestão de negócios e habilidades técnicas. Porém tem uma dificuldade em se comunicar bem aos seus clientes, avaliar o mercado,gerir o négocio e a sua tomada de decisão se caracteriza por ser de curto prazo, não planejando seu futuro.
Ex: Mecânico, Açougue, Lanchonete, Cabelereiro, Mercado, etc...

- EMPREENDEDOR OPORTUNISTA










O empreendedor oportunista é aquele que tem educação técnica, suplementada por uma formação acadêmica ou técnica,  busca sempre novas alternativas de estudos para se atualizar e aprender.
Na situação da empresa, consegue delegar funções, busca sempre planejar o futuro, foca nas estratégia de marketing, planeja o proprio crescimento.


TIPOS DE EMPREENDEDOR

- EMPREENDEDOR COORPORATIVO / INTERNO









É o processo pelo qual um indivíduo ou um grupo de pessoas, associados a uma organização, planejam, desenvolve e criam uma nova organização, inovando ou renovando a organização, ocorrendo significativas mudanças no negócio ou na estrutura coorporativa.
Os fatores fundamentais no processo coorporativos são: oportunidade,  os recursos que a organização dispõe para explorar as oportunidades e as pessoas que são a equipe disponivel para ir em busca das oportunidades.

- EMPREENDEDOR SOCIAL










A principal caractéristica do empreendedorismo social é a relação entre comunidade, governo e setor privado, tomando base o modelo de parcerias. O empreendedorismo social para ser bem-sucedido precisa das seguintes ações: preservação das culturas locais; introdução e prática de novas formas de inserção social; incentivo à adoção de comportamentos responsáveis e éticos; e autogeração de renda e emprego.
Os empreendedores sociais buscam soluções inovadoras para os problemas sociais existentes e potenciais,
suas idéias e inovações são adicionadas à metodologia utilizada na busca de soluções para os problemas sociais, objeto das ações de empreendedorismo.

- EMPREENDEDORISMO START-UP









 O empreendedor Start- Up , procura trabalhar com potenciais empreendedores e empresas inovadoras em estágio inicial de desenvolvimento, através de treinamentos, palestras e consultorias relacionadas ao empreendedorismo, plano de negócios, inovação e capital de risco.
A maneira de administrar é mais importante do que a de produzir, pois a empresa ainda carece de uma estruturação, de criação de cultura e parâmetros organizacionais para se posicionar no mercado, definir sua estratégia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário